Nossa Metodologia

Acreditamos que a verdadeira inovação na educação vai além do domínio da tecnologia. Nosso compromisso é desenvolver competências técnicas e habilidades humanas, formando alunos que saibam utilizar o conhecimento para transformar o mundo de forma ética e responsável.

Nossa metodologia é baseada na abordagem STEAM (Ciência, Tecnologia, Engenharia, Artes e Matemática) e integrada ao desenvolvimento das virtudes humanas, garantindo um aprendizado completo e significativo.

Educação Infantil: O início da jornada

No ensino infantil, as crianças iniciam sua caminhada pelo mundo maker através dos personagens Grup, Phisic, Byte e Mac. Suas histórias encantam os pequenos e ajudam a criar conexões afetivas com o aprendizado.

Com uma abordagem lúdica e interativa, respeitamos o desenvolvimento natural da infância, evitando o uso de telas antes dos cinco anos e promovendo experiências concretas baseadas nos cinco campos da experiência da BNCC:

✅ O eu, o outro e o nós
✅ Corpo, gestos e movimentos
✅ Traços, sons, cores e formas
✅ Escuta, fala, pensamento e imaginação
✅ Espaço, tempo, quantidades, relações e transformações

As aulas seguem uma rotina envolvente com momentos como “Histórias em Quadrinhos”, “Quadro de Brincadeira”, “Aprender Fazendo” e “Momento Maker”, estimulando a criatividade, a experimentação e o desenvolvimento do pensamento computacional desde cedo.

Ensino Fundamental e Médio: Criando soluções para o mundo

Nos anos seguintes, os alunos se aprofundam na tecnologia e na inovação por meio da Equipe Jugaad, composta pelo professor e pelos personagens Mac, Byte, Phisic e Grup. Juntos, eles enfrentam desafios para transformar as cidades em ambientes inteligentes e inovadores.

Nosso currículo é estruturado para desenvolver a Cultura Digital e o pensamento computacional por meio de atividades práticas, como:

🔹 Atividades de Programação – lógica e algoritmos na prática
🔹 Produção Maker – criação de protótipos e experimentos
🔹 Experimentação Científica – investigação e testes de hipóteses
🔹 Computação Física – integração entre software e hardware

Além do aprendizado técnico, nosso grande diferencial é o trabalho com as virtudes humanas. Em cada ano letivo, valores essenciais são desenvolvidos e trabalhados dentro das aulas, incentivando o respeito, a colaboração e a responsabilidade.

Nosso projeto é muito mais do que ensinar tecnologia – é formar cidadãos capazes de usar a ciência e a inovação para construir um mundo melhor.

Veja o depoimento de uma das professoras que abraçaram o nosso projeto Maker:

"Dar aulas de Maker para os alunos do 3 Colégios Stella Maris, em Curitiba, é uma experiência transformadora. Cada encontro é uma oportunidade de ver o brilho nos olhos dos alunos ao descobrirem que podem criar, experimentar e solucionar desafios com as próprias mãos. O espaço Maker se torna um verdadeiro laboratório de imaginação: seja construindo protótipos com materiais recicláveis, programando pequenos robôs, testando circuitos com LEDs ou criando projetos que misturam arte e tecnologia, os alunos se envolvem de forma ativa e espontânea. Eles aprendem, mas principalmente se divertem. Trabalhar com turmas tão diversas é também um exercício constante de escuta, adaptação e encantamento. Cada faixa etária traz suas peculiaridades: os menores chegam com uma curiosidade sem filtros, prontos para explorar tudo; os maiores já começam a conectar seus projetos a problemas do mundo real, mostrando o pensamento crítico e a criatividade. Mais do que ensinar sobre ferramentas, componentes ou programação, dar aulas de Maker é inspirar autonomia, incentivar o erro como parte do processo e celebrar cada pequena conquista. No Stella Maris, esse movimento é acolhido com carinho e visão de futuro, o que torna meu trabalho ainda mais significativo."
Natália Magri
Colégio Stella Maris - Curitiba - PR

Ensine com o Maker!

Leve a Equipe Jugaad para sua escola!

Veja algumas imagens de nossas aulas e projetos