Equipe Jugaad de Inovadores
Conectando jovens com tecnologia de forma criativa e inspiradora através de experiências práticas
Ensino Médio
A Equipe Jugaad composta pelo Professor, que carrega o nome da equipe, e seus alunos, Mac, Byte, Phisic e Grup, formará os desafios de transformar as cidades em ambientes inteligentes, tecnológicos e inovadores, cada um contribuindo com suas maiores habilidades. Terão um percurso traçado na construção de uma Cultura Digital que aponta para o bem-estar coletivo. Soluções tecnológicas a partir de projetos com mão na massa, programação, criatividade e culminâncias incríveis propiciando o desenvolvimento e aprendizado em cada etapa da educação básica.
Os projetos a serem desenvolvidos possuem como norte, em seu planejamento pedagógico, as Atividades de Programação, Produção Maker, Experimentação Científica e Computação Física. Todos abordados levando em consideração o desenvolvimento da Inteligência Analítica, Criativa e Prática. É a ciência e a tecnologia em função de um aprendizado voltado para as exigências do século XXI – ações diversificadas, modernas e assertivas.
No entanto, o que torna a Equipe Jugaad ainda mais envolvente e completa é o desenvolvimento das virtudes humanas. Afinal, a formação humana precisa ser integral, investindo na constituição interior das pessoas para que a evolução do indivíduo, como um todo, aconteça. Em cada ano escolar, virtudes serão trabalhadas e poderão ser percebidas através dos diálogos dentro das aulas. Um projeto pleno que une tecnologia, valores, soluções tecnológicas, imaginação e muito crescimento.

1ª Série
Em busca da necessidade de se obter qualidade de vida e rediscutir projetos, valores e planos para a sociedade, o Ensino Médio poderá desenvolver de maneira bastante independente formas de repensar como interferir em possíveis transformações, inclusive, revisitando as metas da ONU para 2030 e as situações vividas durante a pandemia. Para isso, na 1ª série do último segmento da Educação Básica, os estudantes planejarão a Casa Inteligente. Discutirão conceitos físicos como isolamento térmico, mecânica, ventilação, potenciômetro, luz em prol das possíveis melhorias de moradias que possam estar dentro de um contexto também de sustentabilidade. Novamente, poderá ser vista a virtude do respeito, pois pensar no outro e em suas necessidades norteará os debates e as tomadas de decisão. O pensamento computacional já está avançado e o uso das ferramentas mais autônomo. Conhecimentos matemáticos e físicos poderão ser aprofundados e estarão nas linhas diretivas das aulas.
2ª Série
Em função da continuação prevista na etapa anterior, os estudantes desenvolverão seus projetos voltados para a internet das coisas e soluções que visem a sustentabilidade. Aqui a virtude da sociabilidade será fundamentada para que os futuros universitários e protagonistas do mercado de trabalho saibam tomar decisões em conjunto e tenham inteligência emocional para agir com o grupo de trabalho. O foco estará na mini-fazenda ou mini-horta vertical. O mundo já pode ser visto com outros olhos, fala da própria personagem, uma vez que, nessa última fase, de maneira consciente, os alunos possam se enxergar como aqueles que interferem no meio onde estão inseridos. As cidades na quais moram podem ser beneficiadas. E, em menor escala, suas casas e escolas também podem ter novidades propostas por seus estudantes.

Nosso material
Infantil
Na Educação Infantil, a jornada maker começa com muita imaginação e diversão! Do Grupo 03 ao 05, as crianças exploram o mundo através de atividades lúdicas, construindo projetos que estimulam a criatividade, o raciocínio e a socialização. Introduzimos conceitos básicos de tecnologia e programação, enquanto cultivamos valores como confiança, empatia e trabalho em equipe. Um aprendizado prático e envolvente para preparar os pequenos para o futuro!

Fundamental 1
Do 1º ao 5º ano, os alunos exploram virtudes como veracidade, diálogo, generosidade, responsabilidade e laboriosidade, aprendendo conceitos de matemática, ciências e tecnologia através de projetos maker envolventes. Construa carrinhos, contadores de histórias, robôs e muito mais, em uma jornada de aprendizado prático e divertido!

Fundamental 2
Do 6º ao 9º ano, os alunos aprofundam seus conhecimentos em tecnologia e engenharia, explorando virtudes como gratidão, justiça, respeito e precisão. Através de projetos desafiadores, eles aprendem a aplicar conceitos de automação, programação, modelagem 3D e eletrônica para criar soluções inovadoras e impactantes. Prepare-se para projetos que conectam o aprendizado à realidade, preparando os jovens para o futuro!

Ensino Médio
No Ensino Médio, os alunos tornam-se protagonistas na criação de soluções para o mundo real, explorando virtudes como respeito e sociabilidade. Com projetos que desafiam o pensamento crítico, a colaboração e a aplicação de conhecimentos avançados em matemática, física e computação, os jovens são preparados para liderar a transformação do futuro.


Depoimentos


É uma alegria ter o CTSMART como parceira da Inspira há muito tempo. […] É muito prazeroso quando uma criança percebe que a luzinha está acendendo num dispositivo que ela construiu. […] Isso gera engajamento. E engajamento é o maior desafio de qualquer escola. […] A gente é muito feliz com a parceria.
André Aguiar
CEO da INSPIRA REDE DE EDUCADORES

O espaço Maker se torna um verdadeiro laboratório de imaginação: seja construindo protótipos com materiais recicláveis, programando pequenos robôs, testando circuitos com LEDs ou criando projetos que misturam arte e tecnologia, os alunos se envolvem de forma ativa e espontânea. Eles aprendem, mas principalmente se divertem.
Natália Magri
Prefessora do Colégio Stella Maris - Curitiba - PR