Equipe Jugaad de Inovadores

Conectando jovens com tecnologia de forma criativa e inspiradora através de experiências práticas

Ensino Fundamental
Anos Iniciais

A Equipe Jugaad composta pelo Professor, que carrega o nome da equipe, e seus alunos, Mac, Byte, Phisic e Grup, formará os desafios de transformar as cidades em ambientes inteligentes, tecnológicos e inovadores, cada um contribuindo com suas maiores habilidades. Terão um percurso traçado na construção de uma Cultura Digital que aponta para o bem-estar coletivo. Soluções tecnológicas a partir de projetos com mão na massa, programação, criatividade e culminâncias incríveis propiciando o desenvolvimento e aprendizado em cada etapa da educação básica.

Os projetos a serem desenvolvidos possuem como norte, em seu planejamento pedagógico, as Atividades de Programação, Produção Maker, Experimentação Científica e Computação Física. Todos abordados levando em consideração o desenvolvimento da Inteligência Analítica, Criativa e Prática. É a ciência e a tecnologia em função de um aprendizado voltado para as exigências do século XXI – ações diversificadas, modernas e assertivas.

No entanto, o que torna a Equipe Jugaad ainda mais envolvente e completa é o desenvolvimento das virtudes humanas. Afinal, a formação humana precisa ser integral, investindo na constituição interior das pessoas para que a evolução do indivíduo, como um todo, aconteça. Em cada ano escolar, virtudes serão trabalhadas e poderão ser percebidas através dos diálogos dentro das aulas. Um projeto pleno que une tecnologia, valores, soluções tecnológicas, imaginação e muito crescimento.

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1º Ano

Dedicar-se à virtude da veracidade trará desafios para turma diante da Corrida Maluca. Afinal, a disputa será acirrada, e as formas criadas para se conquistar o lugar de campeão suscitarão questionamentos, busca por melhorias nos carrinhos produzidos, experimentação científica e diferentes surpresas. Em meio a essa aventura, haverá noções de conjunto, ordenamento, grandezas e outras ideias importantes. Tudo será feito de maneira simples, como convém à idade e à maturidade dos educandos, sempre respeitando teorias pedagógicas e filosóficas clássicas, desenvolvendo a inteligência criativa voltada para um mundo inovador. Só que não para por aí, ainda há a construção de um teatro com motivação à criação de história e esbanjar investimento na área de linguagens, com os alunos entretidos e motivados para uma apresentação irresistível com a possível presença de uma plateia encantadora.

2º Ano

A arte de se comunicar bem também é uma ciência e mal-entendidos podem levar a ruídos, às vezes, irreparáveis. Então, brincando com fábulas, será possível refletir sobre a virtude do diálogo. Produzir um contador de histórias, trabalhar com história em quadrinhos e uma criação compartilhada, o “mão na massa” estimulará criatividade e aprendizado. Além disso, esse ano escolar se dedicará a noções de energia sustentável e meio ambiente a partir da criação de um relógio de sol, análise do caminho da energia, máquinas e brincadeiras que estimularão a observação, na prática, de formas de movimento com economia de energia. Sempre respeitando o que convém à idade e à maturidade dos educandos.

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3º Ano

Contar moedas pode parecer trabalhoso, ainda mais quando se fala em doações para juntar um dinheiro na conquista da turma na compra do lançamento do livro esperado por eles. Então, a ajuda de um separador já trará dinamicidade para o processo das crianças perceberem se já atingiram a meta. Nessa empreitada, perceber que a virtude da generosidade está diretamente ligada à solução inteligente encontrada no laboratório Maker fará o projeto ganhar muito mais sentido. Sem deixar de fora a possibilidade de desenvolver o raciocínio matemático através de problemas que podem ser criados e estender as aulas por caminhos novos. Adicionalmente, se desenvolverão reflexões sobre o papel dos jogos eletrônicos e um excelente modo de ajudar os avós da Mac no desafio de problemas com a plantação na horta de casa. Os experimentos já proporcionam contato com programação e sensores. Mais uma vez, ressaltando para que as aulas respeitem à idade e à maturidade dos educandos.

4º Ano

Ao desenvolver qualquer trabalho, é extremamente necessário ser responsável e pensar de maneira prudente no cuidado com o outro. E o trabalho dos engenheiros está dentro de grandes responsabilidades com a vida humana ao se falar em construções de uso coletivo. Logo, a virtude da responsabilidade virá nesse material e, junto com ela, haverá discussão dos conceitos de dilatação térmica e aspectos curiosos sobre a variação de temperatura, rachaduras e deformações em concretos, pontes e ferrovias. Dessa maneira, alguns conteúdos físicos como dilatação, eletricidade e introdução à mecânica permearão certas aulas. Divertidamente, no estudo da mecânica, os parques tomarão conta dos encontros com a montagem de uma roda gigante e um carrossel interessantes. Algumas retomadas de projetos anteriores, como o da horta dos avós da Mac, se farão necessárias, pois novos conhecimentos poderão aprimorar o que já foi iniciado, uma vez que sensores agora estarão na linha de frente do reconhecimento da umidade no local da plantação.

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5º Ano

Para grandes projetos, é preciso da virtude da laborosidade. A Equipe Jugaad fará essa descoberta ao perceber como será um processo longo, dispendioso, mas com boas recompensas na hora da criação de robôs. Devagar e sempre! Para estudar a interação entre esses robôs que estão em toda parte nas cidades do século XXI, serão necessários estudos de elementos básicos, como movimentos e sensores que percebem o ambiente, além de elementos científicos e computacionais que dão formatos e inteligência aos robôs. Nessa empreitada, os carros autônomos tomarão suas posições e uma corrida intensificará o processo. Para tanto, existirão os sensores, o seguidor de linha, a aceleração, uso de rampa e propulsão de ar com a análise das variáveis que permitirão deslocamento, cálculo de velocidade, percepção das mudanças na aceleração com marcações precisas. Tecnologia e comunicação sem fio envolverão essa fase final da primeira parte do Ensino Fundamental, sem esquecer a criatividade e a customização. Depois dessas etapas, uma nova discussão abrirá caminhos para o projeto da lixeira inteligente que será finalizado no 6º ano. Entretanto, antes da definitiva montagem e programação da lixeira, os estudantes pensarão sobre coleta de lixo, trabalho do lixeiro e melhorias nesses serviços indispensáveis à comunidade.

Nosso material

Fundamental 1

Do 1º ao 5º ano, os alunos exploram virtudes como veracidade, diálogo, generosidade, responsabilidade e laboriosidade, aprendendo conceitos de matemática, ciências e tecnologia através de projetos maker envolventes. Construa carrinhos, contadores de histórias, robôs e muito mais, em uma jornada de aprendizado prático e divertido!

Fundamental 2

Do 6º ao 9º ano, os alunos aprofundam seus conhecimentos em tecnologia e engenharia, explorando virtudes como gratidão, justiça, respeito e precisão. Através de projetos desafiadores, eles aprendem a aplicar conceitos de automação, programação, modelagem 3D e eletrônica para criar soluções inovadoras e impactantes. Prepare-se para projetos que conectam o aprendizado à realidade, preparando os jovens para o futuro!

Ensino Médio

No Ensino Médio, os alunos tornam-se protagonistas na criação de soluções para o mundo real, explorando virtudes como respeito e sociabilidade. Com projetos que desafiam o pensamento crítico, a colaboração e a aplicação de conhecimentos avançados em matemática, física e computação, os jovens são preparados para liderar a transformação do futuro.

Ensine com o Maker!

Leve a Equipe Jugaad para sua escola!

Depoimentos

É uma alegria ter o CTSMART como parceira da Inspira há muito tempo. […] É muito prazeroso quando uma criança percebe que a luzinha está acendendo num dispositivo que ela construiu. […] Isso gera engajamento. E engajamento é o maior desafio de qualquer escola. […] A gente é muito feliz com a parceria.

André Aguiar

CEO da INSPIRA REDE DE EDUCADORES

O espaço Maker se torna um verdadeiro laboratório de imaginação: seja construindo protótipos com materiais recicláveis, programando pequenos robôs, testando circuitos com LEDs ou criando projetos que misturam arte e tecnologia, os alunos se envolvem de forma ativa e espontânea. Eles aprendem, mas principalmente se divertem.

Natália Magri

Prefessora do Colégio Stella Maris - Curitiba - PR